Escrito/Elaborado por 19:56 Destaque, Tecnologia Views: 0

A Era da Música IA Chegou! Mas Não é Aceitável a Todos

Boa noite/leitor.

A música é Uma Arte que Transcende as Emoções e Alcança a Essência da Alma Humana.

Será que uma máquina conseguiria transmitir emoção pura seres humano?

A música é uma forma de expressão artística que combina sons organizados de maneira harmoniosa e rítmica. É uma das formas mais antigas de arte e pode evocar emoções, transmitir mensagens e contar histórias sem palavras. A música pode ser criada utilizando uma variedade de instrumentos, incluindo voz, instrumentos musicais tradicionais e eletrônicos, além de técnicas de gravação e produção.

Com a revolução da tecnologia, todos os dias ocorrem mudanças, o mundo tecnológico é muito fluido adentrando os palcos da criatividade, a inteligência artificial assume o papel de maestro, conduzindo sinfonias numa dança única entre dados e emoções. Com algoritmos refinados, ela desenha composições que ecoam a diversidade humana, desde o jazz até o rock’n’roll, numa harmonia que desafia fronteiras e expectativas.

A música foi criada com software da Suno Inc., uma das novas empresas iniciantes em inteligência artificial focadas em construir ferramentas para automatizar o processo de criação musical. Insira um comando curto por escrito e a Suno irá gerar músicas chocantemente semelhantes a humanas em questão de segundos — desde uma canção de electro-pop sonhadora sobre uma separação até, bem, uma melodia acústica celebrando os prazeres dos produtos lácteos fermentados. Álbuns inteiros de músicas aparentemente geradas por IA feitas com a Suno agora estão disponíveis em serviços como o Spotify.

O que é Suno?

é uma plataforma que permite que os utilizadores criem músicas usando a sua voz e imaginação. Ela combina tecnologia de inteligência artificial com a paixão pela música. Composta por músicos e especialistas em inteligência artificial, e ex-alunos de empresas pioneiras em tecnologia, como Meta, TikTok e Kensho.

A IA generativa tem sido usada para produzir todo tipo de conteúdo, incluindo texto, imagens e vídeos. Agora, a música está se configurando para ser a próxima fronteira, com a promessa de capacitar qualquer um a se expressar através da música. No entanto, nesse processo, as startups de IA aumentaram as preocupações sobre os meios de subsistência dos artistas e poderiam em breve inundar a internet com músicas informatizadas e mal elaboradas. Elas também podem testar a tolerância das gravadoras de música, que têm uma longa história de litígio contra a indústria de tecnologia.

Já os artistas e as gravadoras veem a IA como uma potencial ameaça existencial. Centenas de músicos, incluindo Billie Eilish, Miranda Lambert e Aerosmith, assinaram uma carta aberta no mês passado via Artist Rights Alliance, uma organização sem fins lucrativos, instando os desenvolvedores de IA, empresas de tecnologia e outros a interromperem o uso de IA “para violar e desvalorizar os direitos dos artistas humanos.

As pessoas tendem a começar a usar a Suno fazendo uma música para ou com um amigo, ou membro da família, disse o co-fundador da Suno, Keenan Freyberg, e depois passam a explorar o que o software pode fazer. Professores usam a Suno para fazer músicas para ajudar na sala de aula e a empresa de software de dados Palantir Technologies Inc. a usou para criar uma melodia country para um recente boot camp de software.

E ai, o que achou?

Close